Turismo

Turismo

Locais de interesse turístico

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo — Amor
A igreja de São Paulo terá sido construída, aquando da elevação de Amor a freguesia e para substituir uma ermida que existiria em honra deste santo num monte sobranceiro da localidade. Terá tido grandes obras no primeiro quartel do século XVIII. O que mais a valoriza atualmente é a talha dourada, restaurada em 1996. Possui um altar-mor, dois colaterais e dois laterais. A escultura de São Paulo, datada do século XIV, feita em pedra, com 0,57 metros, podia ser observada nesta igreja, mas encontra-se atualmente no Museu do Seminário de Leiria.

Igreja da Imaculada Conceição — Barreiros
Construida no primeiro quartel do século XX, situa-se no lado direito de quem passa na estrada principal dos Barreiros, em direção à Gândara dos Olivais, com um aspeto vertical e linear, e a torre sineira do seu lado esquerdo. Destaca-se a coroa dourada no cimo da porta principal, onde se encontra escrito “Eu sou a Imaculada Conceição”. O seu altar–mor é semelhante ao da igreja matriz sendo ladeado por quatro esculturas, das quais se destacam São Jorge e Nossa Senhora.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima — Casal dos Claros
É a mais recente da freguesia, inaugurada no dia 24 de abril de 1988 pelo então Bispo de Leiria (D. Alberto Cosme do Amaral). Ao contrário da igreja paroquial (S. Paulo) e da capela dos Barreiros (S. Jorge), esta capela tem a torre sineira do seu lado direito. O seu aspeto interior bem como o exterior revela a sua contemporaneidade, tendo sofrido grandes obras nos últimos anos. Uma representação de Cristo Crucificado que ocupa um lugar de destaque por detrás do altar, e as réplicas perfeitas das estátuas dos Santos Pastorinhos são o destaque da igreja.

Moinhos de Água
Os vários ribeiros que atravessam o território da freguesia tiveram, desde tempos imemoriais, moinhos (azenhas) nas suas margens. No início do século XX, deveriam ser vinte e um os que ainda operaram na freguesia. Passado um século, existem apenas quatro em Amor e dois no Casal Novo, em diferentes estados de conservação, todos em posse privada. Foi já na segunda década do século XXI que faleceu a última moleira.

Fontanário de Amor
Na sede de freguesia existe um fontanário do qual não se sabe ao certo a data de construção. O que se sabe é que a água que lá corria brotava da terra de forma natural. Quando a água que lá corria deixou de ser potável foi criado um furo do qual sai a água atualmente. Perto da igreja paroquial existe uma fonte cuja água provem deste mesmo fontanário. Esta é para lá puxada mecanicamente. São poucas as pessoas que hoje em dia lá lavam as suas roupas, apesar da sua construção atual, após ter sido restaurado em 2003, permitir também essa atividade.

Fontes e Lavadouros
Um terço da água que alimenta as torneiras da cidade de Leiria é extraída na Freguesia de Amor. Sendo terra de boa água, multiplicam-se pelo território as fontes e lavadouros. Estes são situados na localidade de Barreiros (três), Brejo (um), Casal dos Claros (dois), Casal Novo (um), no Casalito (um), Coucinheira (dois), Toco (um) e Parque de Merendas (um).
O mais antigo da freguesia encontra-se em Barreiros “de baixo”. Estes lavadouros eram muito utilizados até à década de 90 do século XX, dado não existir na altura água canalizada na freguesia.

Parque de Merendas
Foi inaugurado a 25 de agosto de 2002 e fica localizado entre o Amor, o Casal dos Claros, Casal Novo e Toco, num local verdejante e simpático, onde a Junta de Freguesia decidiu criar condições onde a população pudesse reunir-se e passar um bom bocado, sempre em contacto com a Natureza. Tem atualmente 20 mil m2 (2 hectares) devido a várias permutas e doações que permitiram aumentar o terreno inicial.
Fruto de grande investimento ao longo dos anos, o espaço tem circuito de manutenção, área e parque infantil, casas-de-banho adaptadas, zona de refeições, churrasqueiras, campo de futebol relvado, e uma zona de sol e uma de sombra, tudo banhado pela Ribeira de Amor e pelas várias pontes que a atravessam. Mais informações

Alto de São Paulo/Campos do Lis/Pinhais de Amor
Sítio verdejante, e também dos pontos mais altos da Freguesia de Amor, de onde é possível observar os Campos do Lis, assim denominado derivado ao rio que os atravessa - o rio Lis. Neste espaço verdejante existia uma ermida em honra de São Paulo que foi derrubada e substituída pela Igreja paroquial. Foram também encontrados vestígios arqueológicos que comprovam a ocupação do local desde o Paleolítico.
Grande parte da área da freguesia é coberta por manchas florestais, maioritariamente pinhal, lembranças dos pinhais reais existentes até ao século XIX. Os trilhos que os atravessam são lugares obrigatórios para os amantes de caminhadas e de observação da natureza.

 

Percurso pedestre - Rota dos Moinhos do Rei 

Mais informações em https://www.visiteleiria.pt/percursos-pedestres/pr3-rota-dos-moinhos-do-rei/

Folheto

 

Onde comer

Restaurante Abissínia (Barreiros)

Restaurante Bom Petisco (Barreiros)

Restaurante O Côdea (Casal dos Claros)

Restaurante Ponto G (Amor)

4583

Habitantes

23,48

Área/km2

195,19

Habitantes/km2